quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Instalação de Toe pistons


          Depois de um bom tempo sem escrever aqui no blog, estou de volta com uma pequena atualização do meu órgão virtual Hauptwerk. Essa atualização do hardware, foi a instalação de pistões de memória para serem acionados com os pés, pois em algumas peças para órgão fica difícil fazer a troca de registração quando estamos com as duas mãos ocupadas nos manuais.
          Coloquei no geral 10 interruptores inseridos em botões usinados em material PVC, com diâmetros de 30mm, sendo 6 delas ao lado esquerdo dos pedais de expressão e 4 ao lado direito, montadas numa  estrutura de metalon 50x20 mm, respeitando as inclinações para ter uma acionamento mais ergonômico.
        Uma solução mais barata para a comunicação dos interruptores com o computador, ao invés de se usar sistemas de comunicação via MIDI, foi a utilização da plaquinha USB de um teclado normal de computador, aonde foram aproveitadas somente a parte do circuito referentes as teclas de números de 1 à 0, perfazendo as 10 memórias. Dessa forma bastou identificar as trilhas e contatos referentes a essas 10 teclas na placa do teclado USB e ligando-as através de fios até os interruptores.
         Não fiz nenhuma inscrição de números de memória, nem de função específica nos knobs, justamente para deixar livre a programação delas de acordo com a necessidade da peça musical a ser executada, já que a sequência natural de acionamento está em ordem crescente da esquerda para a direita, ou seja, de 1 à 10 e as mesmas podem ser usadas conjuntamente com um teclado convencional do computador, dependendo das necessidades de acionamento pelos pés ou mãos.
           Abaixo, seguem duas fotos para elucidar melhor como ficou o conjunto de memórias.









Pistões de memória ao lado esquerdo da pedaleira













Pistões de memória ao lado direito da pedaleira















terça-feira, 29 de janeiro de 2013

          Atualmente estudo órgão de forma autodidata e foi pesquisando muito sobre órgãos virtuais que encontrei o software Hauptwerk da Milan Digital, tudo que eu precisava para iniciar a construção do meu órgão de tubos virtual.
Se desejar visitar o site da Milan clique no link: http://www.hauptwerk.com/
          Comecei inicialmente instalando a versão básica gratuita do software Hauptwerk para conhecer o programa e experimentar suas funcionalidades, apenas com um notebook e um teclado Yamaha convencional. Impressionante a sonoridade e realismo que o software proporciona, mesmo usando uma versão básica do programa em um hardware básico também.
           Aos poucos fui montando um simples console com madeiras MDF prontas e estrutura em metalon que confere resistência e leveza, para formação da mesa que suporta dois manuais de 61 notas, o monitor de vídeo e a estante de partituras e do banco com uma pequena regulagem de altura.
            Por último, adquiri uma pedaleira RACO midificada da marca Viscount de 32 notas, com dois pedais de expressão, que recebe os dados mid dos dois manuais e juntamente com os da pedaleira, envia para uma interface MID/USB até o computador.
            Estou usando um computador Intel Core I3, com 8Gb de memória, windows 7, com placa de som onboard. Um monitor LCD de 17" touchscreen, um teclado comum para entrada geral de dados e também usado como pistões de memória e um amplificador estéreo de 30w rms com duas caixas acústicas com divisores de frequência para graves, médios e agudos.
          Ainda não comprei o software Hauptwerk para poder usar as versões mais avançadas e também preciso fazer melhorias no console em geral, como adicionar pistões de memória acionados pelas mãos e pelos pés para uma maior comodidade, uso de amplificadores e falantes separados nos canais de som, para uma maior fidelidade e separação das divisões e frequências do órgão.

Abaixo estão algumas fotos atuais, dando uma visão geral do órgão

                                                          
                              Foto 1: Visão geral do órgão



                                                                                                                                                                                

            



                     













                                   Foto 2: Visão frontal da pedaleira, banco e caixas acústicas



                 

           Foto 3: Manuais e monitor de vídeo touchscreen 17"



           
                                       Foto 4: Lateral direita dos manuais







Foto 5: Computador Core I3, amplificador 30w RMS e caixa acústica canal direito com divisor de frequências





Foto 6: Pedaleira com dois pedais de expressão da marca Viscount







                           Foto 7: Vista superior